Política de cotas

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Introdução

O Campus Ouro Preto, localizado na cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais, é uma instituição de ensino superior renomada pela excelência em educação. O setor pedagógico do campus desempenha um papel fundamental na formação de profissionais competentes e éticos, oferecendo uma abordagem interdisciplinar e inovadora.

Estrutura e Organização

O setor pedagógico é composto por:

1. Departamentos Acadêmicos: oferecem cursos de graduação e pós-graduação em áreas como Engenharia, Ciências Exatas, Letras, Artes e Ciências Humanas.
2. Núcleos de Pesquisa: fomentam estudos e projetos em parceria com instituições nacionais e internacionais.
3. Centro de Ensino a Distância: oferece cursos online e presenciais.
4. Biblioteca: acervo diversificado e acesso a bases de dados especializadas.

Metodologias e Abordagens

O setor pedagógico do Campus Ouro Preto adota metodologias inovadoras:

1. Aprendizado Baseado em Problemas: estimula a resolução de desafios reais.
2. Projetos Interdisciplinares: integra conhecimentos de diferentes áreas.
3. Aprendizado por Serviço: combina teoria e prática em projetos sociais.
4. Tecnologias Educacionais: utiliza recursos digitais para ampliar a interação.

Recursos e Infraestrutura

O campus oferece:

1. Laboratórios: equipados com tecnologia de ponta.
2. Auditórios: para palestras e eventos.
3. Salas de Aula: climatizadas e equipadas com recursos multimedia.
4. Espaços de Estudo: áreas de convivência e estudo em grupo.

Corpo Docente

O corpo docente é composto por:

1. Professores Doutores: especializados em suas áreas.
2. Professores Convidados: experientes profissionais do mercado.
3. Programas de Capacitação: para atualização contínua.

Projetos e Parcerias

O Campus Ouro Preto desenvolve projetos em parceria com:

1. Instituições de Ensino: nacionais e internacionais.
2. Empresas: para desenvolvimento de projetos e estágios.
3. Organizações Sociais: para projetos de responsabilidade social.

Avaliação e Acreditação

O setor pedagógico é avaliado periodicamente:

1. Avaliação Institucional: pelo Ministério da Educação.
2. Acreditação: por agências especializadas.
3. Avaliação dos Cursos: por comitês internos e externos.

Conclusão

O setor pedagógico do Campus Ouro Preto é um modelo de excelência em educação superior, oferecendo uma formação integral e inovadora. Com sua estrutura organizada, metodologias eficazes e recursos de qualidade, o campus forma profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado.

Referências

– Site oficial do Campus Ouro Preto
– Ministério da Educação
– Agências de Acreditação

Entenda como se dividem as vagas destinadas a candidatos cotistas

As ofertas para os cursos do IFMG serão distribuídas dentro da reserva de vagas conforme disposto na Lei Nº 12.711/2012Decreto Nº 7.824/2012 e Portaria Nº 2.027/2023.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar somente por uma das reservas de vaga (cotas) à qual deseja concorrer.  As demais vagas (Ampla Concorrência) serão destinadas aos candidatos  que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.

A distribuição das vagas reservadas será feita dentre os 8 grupos descritos a seguir, além da ampla concorrência, de acordo com o quantitativo de vagas ofertadas por curso:

Compete exclusivamente ao candidato se certificar de que cumpre todos os requisitos estabelecidos pela instituição para concorrer às vagas reservadas. No ato da matrícula, deverá apresentar a documentação exigida para a modalidade de sua inscrição. Caso o candidato seja selecionado e não confirme as informações declaradas, será eliminado do processo seletivo. 

Saiba mais sobre as cotas para os cursos Técnicos

LB_EP

Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

LB_PPI

Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

LB_PCD

Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas

LB_Q

Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

LI_EP

Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

LI_PPI

Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

LI_PCD

Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

LI_Q

Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

Ampla concorrência

AC
Ampla concorrência. As demais vagas (Ampla Concorrência) serão destinadas aos candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.

Importante

Ao indicar uma reserva de vaga (cota) a qual deseja concorrer, o candidato concorrerá também em todas as reservas de vagas das demais ações afirmativas menos restritivas que a indicada por ele, conforme quadro a seguir:

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