NAPNEE
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Introdução
O Campus Ouro Preto, localizado na cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais, é uma instituição de ensino superior renomada pela excelência em educação. O setor pedagógico do campus desempenha um papel fundamental na formação de profissionais competentes e éticos, oferecendo uma abordagem interdisciplinar e inovadora.
Estrutura e Organização
O setor pedagógico é composto por:
1. Departamentos Acadêmicos: oferecem cursos de graduação e pós-graduação em áreas como Engenharia, Ciências Exatas, Letras, Artes e Ciências Humanas.
2. Núcleos de Pesquisa: fomentam estudos e projetos em parceria com instituições nacionais e internacionais.
3. Centro de Ensino a Distância: oferece cursos online e presenciais.
4. Biblioteca: acervo diversificado e acesso a bases de dados especializadas.
Metodologias e Abordagens
O setor pedagógico do Campus Ouro Preto adota metodologias inovadoras:
1. Aprendizado Baseado em Problemas: estimula a resolução de desafios reais.
2. Projetos Interdisciplinares: integra conhecimentos de diferentes áreas.
3. Aprendizado por Serviço: combina teoria e prática em projetos sociais.
4. Tecnologias Educacionais: utiliza recursos digitais para ampliar a interação.
Recursos e Infraestrutura
O campus oferece:
1. Laboratórios: equipados com tecnologia de ponta.
2. Auditórios: para palestras e eventos.
3. Salas de Aula: climatizadas e equipadas com recursos multimedia.
4. Espaços de Estudo: áreas de convivência e estudo em grupo.
Corpo Docente
O corpo docente é composto por:
1. Professores Doutores: especializados em suas áreas.
2. Professores Convidados: experientes profissionais do mercado.
3. Programas de Capacitação: para atualização contínua.
Projetos e Parcerias
O Campus Ouro Preto desenvolve projetos em parceria com:
1. Instituições de Ensino: nacionais e internacionais.
2. Empresas: para desenvolvimento de projetos e estágios.
3. Organizações Sociais: para projetos de responsabilidade social.
Avaliação e Acreditação
O setor pedagógico é avaliado periodicamente:
1. Avaliação Institucional: pelo Ministério da Educação.
2. Acreditação: por agências especializadas.
3. Avaliação dos Cursos: por comitês internos e externos.
Conclusão
O setor pedagógico do Campus Ouro Preto é um modelo de excelência em educação superior, oferecendo uma formação integral e inovadora. Com sua estrutura organizada, metodologias eficazes e recursos de qualidade, o campus forma profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado.
Referências
– Site oficial do Campus Ouro Preto
– Ministério da Educação
– Agências de Acreditação
O NAPNEE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
É um núcleo de assessoramento do IFMG que articula as ações de inclusão, acessibilidade e atendimento educacional especializado (AEE). É composto por uma coordenação, docentes e técnicos administrativos de diferentes áreas e por membros colaboradores.
Criados nas instituições públicas federais de ensino, a partir do programa TEC NEP (2000), sua missão é a democratizar o ensino através da convivência e do respeito à diferença. Objetiva-se, também, a criação de uma rede de apoio formada por professores e técnico administrativos de diferentes áreas, coordenações dos cursos, setor pedagógico, direção geral e demais colaboradores no intuito de propiciar aos estudantes com deficiência ou transtornos globais de desenvolvimento uma escola segura, agradável e, principalmente, inclusiva.
O NAPNEE do IFMG campus Ouro Preto funciona na Sala de Recursos que foi institucionalizada em 2010, com a chegada do primeiro aluno surdo ao campus. Neste ambiente são desenvolvidas ações dentro da temática inclusiva, dentre elas: monitoria, orientações individuais aos estudantes assistidos, reuniões com pais e/ou responsáveis, produção de recursos didáticos e outras atividades necessárias para a organização e desenvolvimento do trabalho realizado pelo Núcleo.
Considera-se “estudante com necessidades educacionais específicas”, público-alvo do NAPNEE:
- Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental e sensorial.
- Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento das relações sociais, da comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com Transtorno do Espectro Autista.
- Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento, isoladas ou combinadas, nas esferas intelectual, artística e criativa, cinestésico-corporal e de liderança.
- Alunos com distúrbios de aprendizagem e/ou necessidades educacionais específicas provisórias de atendimento educacional.