

O NAPNEE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
É um núcleo de assessoramento do IFMG que articula as ações de inclusão, acessibilidade e atendimento educacional especializado (AEE). É composto por uma coordenação, docentes e técnicos administrativos de diferentes áreas e por membros colaboradores.
Criados nas instituições públicas federais de ensino, a partir do programa TEC NEP (2000), sua missão é a democratizar o ensino através da convivência e do respeito à diferença. Objetiva-se, também, a criação de uma rede de apoio formada por professores e técnico administrativos de diferentes áreas, coordenações dos cursos, setor pedagógico, direção geral e demais colaboradores no intuito de propiciar aos estudantes com deficiência ou transtornos globais de desenvolvimento uma escola segura, agradável e, principalmente, inclusiva.
O NAPNEE do IFMG campus Ouro Preto funciona na Sala de Recursos que foi institucionalizada em 2010, com a chegada do primeiro aluno surdo ao campus. Neste ambiente são desenvolvidas ações dentro da temática inclusiva, dentre elas: monitoria, orientações individuais aos estudantes assistidos, reuniões com pais e/ou responsáveis, produção de recursos didáticos e outras atividades necessárias para a organização e desenvolvimento do trabalho realizado pelo Núcleo.
Considera-se “estudante com necessidades educacionais específicas”, público-alvo do NAPNEE:
- Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental e sensorial.
- Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento das relações sociais, da comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com Transtorno do Espectro Autista.
- Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento, isoladas ou combinadas, nas esferas intelectual, artística e criativa, cinestésico-corporal e de liderança.
- Alunos com distúrbios de aprendizagem e/ou necessidades educacionais específicas provisórias de atendimento educacional.
